As várias formas de ajudar !



Olá Meninxs !
Hoje vou falar sobre um assunto que vai tirar muitas dúvidas, principalmente pra quem sempre quis fazer o bem mas não soube exatamente como. Como realmente ajudar um animal que necessita do nosso apoio ?

Pois então. Quando se discute ativismo animal/ambiental (fora hábitos alimentares), o que as pessoas mais questionam écomo ajudar animais que necessitam, pois muitas vezes não podem adotar um bichinho por falta de tempo ou dinheiro. Acontece que para ajudar um animal, não existe como única saída a adoção do mesmo.

Existem pessoas que dedicam suas vidas à ajudar os animais abandonados, e esses são chamados de protetores (tanto como os que adotam). Essas pessoas lideram abrigos e ong's, e essas instituições possuem pessoas com muito amor e capacitadas o suficiente tanto para cuidar dos bichinhos (alimentação, higiene, saúde, etc) e buscar um lar amoroso e saudável para eles. Para isso, é necessário muito altruísmo, sensibilidade, e apoio. Esse apoio se dá de que forma ? Pois então, é aí que entram as outras pessoas de bom coração, que não podem dedicar a vida à esse trabalho, mas querem contribuir para que seja levado para frente e tanto haja conscientização como progresso.




  • Apoio Financeiro
As instituições apesar de outros apoios que recebem (ou nem recebem apoio) que são patrocínio, apoio veterinário, etc., ainda sim precisam de verbas para pagar contas de água, luz, medicamentos, veterinário, alimentação, etc. Muitos protetores nem sequer trabalham com outra coisa além da contribuição na instituição. Muitos animais chegam totalmente abalados pela maldade humana, necessitando de vitaminas, cadeiras de rodas, fraldas, cirurgias, etc. e nem sempre a verba é suficiente para a demanda. 
* Muito importante é ressaltar que os animais DEVEM SER CASTRADOS (mais tarde farei um post sobre castração). E a ajuda para isso será de imensa importância.
Então aqui você pode entrar e ajudar ! São bem vindas doações que cabem em todo tipo de renda. Minha dica seria conversar com um dos protetores do abrigo/ong que você quer ajudar e perguntar o que mais precisam, mas com certeza sempre vão estar precisando de ajuda com alimentação e higiene no mínimo.
Você também pode optar por apadrinhar um bichinho, onde você contribuirá com uma quantia mensal x para ajudar a pagar os gastos com aquele animal, até que ele seja adotado. 
Dá para se imaginar os gastos e o trabalho árduo que se tem com esse tipo de trabalho tão lindo, então essa é uma ótima maneira de ajudar !


  • Apoio Profissional
Como eu já citei, existem formas de apoiar determinada instituição oferecendo o que você faz de melhor. Você é veterinário ? ÓTIMO ! Com certeza tem muitos animais carentes precisando da sua ajuda, seja um profissional de coração e mostre que suas intenções vão além dos lucros pessoais ! Ente em contato com uma instituição e ofereça o que puder, sempre será bem vindo !
Não são apenas veterinários que podem ajudar, apesar de serem os mais procurados. Se você tem um pet shop também pode ajudar, e isso com certeza contribuirá também para a imagem do seu estabelecimento ! Doe rações, vitaminas, shampoos, o que puder, será bem vindo.
Interessante é que todos podem ajudar nesse ponto. Psicólogos (suporte aos protetores que passam por momentos e situações tão difíceis); Advogados (que podem ajudar com questões como a busca de um animal que sofre maus tratos de seu dono); Cozinheiras (podem ajudar com os eventos de adoção que oferecem almoços, jantares, etc. para arrecadar verbas); Diaristas (podem ajudar com um mutirão para organizar e higienizar o local).
Com boas intenções e força de vontade, sempre há o que oferecer !




  • Adoções e Lares Temporários
O que eu tenho a falar agora é muito sério. Antes de qualquer atitude que você vá tomar para ajudar animais de rua, adote essa ideia: NÃO COMPRE ANIMAIS ! 
Eu fico extremamente triste quando eu vejo pessoas dizendo que querem comprar ou vender animais. É esse o motivo de tantos animais estarem sem lares sofrendo na rua, por um conceito que o ser humano criou: um conceito estúpido que é o de "raça". Isso para mim soa um tanto nazista, vocês não acham ?!
A cultura faz com que a maioria das pessoas compactuem com isso por considerarem normal tratar animais como mercadorias, onde se vende, compra, troca, abusa e com isso rende lucro. Os animais para esse mercado significam apenas lucro.
Enquanto as pessoas leigas compram animais em feiras e pet shops, milhões de animais esperam por alguém que os adote, livrando-os dos assassinatos em massa nos CCZ's ou do abandono porque foi trocado por um de raça. Cadelas são submetidas à processos terríveis onde logo após tomarem delas seus filhotes, já são preparadas para cruzar e dar luz à uma nova ninhada que também será retirada da mãe sem misericórdia. Quando a cadela se torna velha demais para parir filhotes saudáveis a cada cio, ela é simplesmente abandonada ou assassinada. Animais são como nós, eles tem sentimentos, se apegam às suas crias, sentem falta e ficam tristes. Animais almejam uma vida feliz tanto quanto nós almejamos, só que de maneiras diferentes porque somos racionais e eles não (será mesmo?). As pessoas deviam parar para pensar sobre isso.

Você pode evitar contribuir com essa maldade e ajudar os animais ao considerar os laços afetivos que irão se formar entre você e o seu futuro pet, o verdadeiro amor e confiança dessa relação, e não apenas a beleza exterior e possíveis personalidades, afinal esse será um novo membro da família, e família a gente ama e aceita, não escolhe por beleza ou personalidade. Adote um animal, e adote consciente, de que você está com uma enorme responsabilidade, mas que também é muito bonita: a de amar e cuidar até o fim de seus dias.

Se você não tem condições de adotar um animal, por conta de já ter animais demais no ambiente em que você vive ou não ter tempo de cuidar de mais bichinhos, você pode se esforçar um pouquinho para abrigar animais que esperam por uma adoção definitiva em sua casa, cuidando deles enquanto não encontram um lar que os vá acolher e amar para sempre ♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário