Resenha: O Estranho Caso do Cachorro Morto - Mark Haddon


Olá meninxs ! Hoje o post é sobre o último livro que eu li !
O Estranho Caso do Cachorro Morto, de Mark Haddon é realmente um livro que vai entrar para a lista de livros que eu recomendo, especialmente para quem estuda Psicologia ♥ Mas é claro que isso é um detalhe, pois quem não estuda ou não se interessa pela Psicologia em si também pode adorar, tanto que esse meu exemplar foi "roubado" do meu irmão (foi um dos livros da lista de literatura da oitava série do colégio em que ele estuda). Eu vi a Melina Souza falando sobre um outro livro desse autor no blog dela ( Uma Coisa de Nada, que também promete ser muito emocionante) e lembrei na hora que O Estranho Caso do Cachorro Morto tava perdido por aqui...
É um livro de rápida leitura, pois ele não é muito extenso e as letras são maiores, facilitando a leitura. Eu recomendaria para quem está começando a adotar o hábito de ler e também para adolescentes.

Bem, O Estranho Caso do Cachorro Morto traz de forma divertida e emocionante a forma como um garoto com Síndrome de Aspenger vê coisas simples e interage com outras pessoas e o ambiente, além de falar também sobre problemas familiares e relações de afeto.
Uma das coisas que eu logo pensei ao terminar de ler o livro foi em escrever aqui como eu gostaria de ler a história sobre o ponto de vista de um dos pais de Christopher. Isso vindo da minha pessoa é um fato muito inédito, porque geralmente eu não tenho tanto interesse por ler a mesma história do ponto de vista de outros personagens como eu vejo várias pessoas fãs de best sellers querendo (fanfics da saga Crepúsculo e Cinquenta Tons são mestres nisso, inclusive tem uma parte da história contada por Christian no fim de Cinquenta Tons de Liberdade). Talvez até porque esse livro não é uma literatura simples, é bem carregado de questões emocionais e éticas que despertam uma variedade de opiniões e vivências.

Então, vamos ao que interessa.
O Estranho Caso do Cachorro Morto conta uma parte da vida de Christopher, um menino com Síndrome de Aspenger (um transtorno do especto autista) que possui incrível capacidade com números e usa muito a razão para compreender as coisas, mas possui algumas limitações sociais, como por exemplo não compreender piadas e não gostar que as pessoas o toquem. Um dia Christopher encontra o cachorro da vizinha morto e se sensibiliza muito, pois ama animais. Decide então fazer uma investigação sobre quem matou o cachorro da vizinha. O que ele não esperava era que seu trabalho de detetive fosse leva-lo a tantos outros assuntos que ele nem imaginava estarem ligados ao caso do cachorro morto.

É um livro que consegue ser divertido, adorável e ao mesmo tempo extremamente tocante, pelos assuntos que ele traz à reflexão do leitor.


Tirei essa foto da capa de trás do livro, porque eu simplesmente fiquei eufórica quando vi a breve crítica do Oliver Sacks ♥ Eu simplesmente AMO o Sacks, é um caso de amor muito bem correspondido (por meio das obras dele). E mais uma vez ele descreveu justamente o que eu senti em suas obras e nessa linda obra de Mark Haddon: Contagiante, plausível e engraçado. A parte de que Haddon soube descrever aspectos da mente autista primorosamente eu nem preciso comentar. Chega me deu um sentimento bom de "vou reler um livro do Oliver e fazer uma resenha tri linda aqui no blog" ♥


Bem, é isso, meninxs ! Espero meeeesmo que vocês tenham se interessado pelo livro (Eu procuro transmitir ao máximo o que eu senti com a experiência da leitura sem deixar escapar fatos que só o leitor deve encontrar na sua própria experiência). Acreditem, esse livro vale a pena ! Para terminar, quero colocar mais uma observação: A de que este é um daqueles livros que no começo parecem que não vão surpreender, mas antes da metade ele vem de surpresa e de repente com um fato extremamente bombástico que faz você atrasar seu horário da academia pra ler mais três páginas pelo menos. É uma das coisas que eu amo em livros, ele estar bom e ficar melhor com uma revelação que faz o leitor sentir necessidade de saber mais um pouco.

* Blog da Melina Souza (A Series of a Serendipity)


Nenhum comentário:

Postar um comentário