Resenha: Uma Vida Menos Ordinária

Olá queridxs ! Como estou super na vibe de biografias, em especial de pessoas de outras culturas, vou postar outra resenha do gênero pra vocês ! Hoje eu vou falar sobre o livro Uma Vida Menos Ordinária, biografia da Baby Halder.


Pois bem, este livro realmente mexeu muito comigo ! É um pouco cliché dizer isso, mas eu sempre repito duas coisas para quem ouve minhas críticas em relação a livros: que eu gosto tanto de biografias e histórias sobre sofrimento humano primeiramente porque eu tenho sensibilidade ao real sofrimento humano e talvez por isso escolhi a psicologia como ciência e profissão para minha vida, e em segundo lugar sou completamente apaixonada por biografias e histórias fortes pois isso faz com que eu exercite minha auto reflexão, seja mais grata pela vida que tenho e reconheça que nem todos tem a sorte que eu tenho. Isso, claro, não me impede de continuar meu ativismo por causas "menores", com ênfase nas aspas.

Uma Vida Menos Ordinária é um livro muito bonito, que realmente possui narrativas que emocionam ao mesmo tempo que chocam. Baby Halder é uma mulher indiana de muita força e coragem que sofreu uma série de desgraças em sua vida que definitivamente nenhuma mulher deveria ser submetida, porém sempre lutou pela educação dos filhos, enfrentando jornadas de trabalho muito longas e momentos humilhantes enquanto se perguntava se um dia as coisas iriam melhorar para ela e seus filhos. É realmente emocionante ver como apesar de todo o contexto sofrido de suas gestações e partos, ela sempre esteve focada no melhor para seus filhos e os amava tão intensamente.

                 

 Baby foi abandonada pela mãe aos quatro anos de idade e sofreu muito com a separação. Quando sua primeira menstruação veio, ela tinha apenas 12 anos de idade e seu pai logo se apressou em casar-lhe e não se preocupou muito em escolher um bom marido, já que essa é a tradição na Índia. A partir daí Baby que já sofria com inúmeros conflitos na casa de seu pai, passou a viver uma rotina ainda mais dolorosa e humilhante, até o dia em que decidiu bravamente na posição de mulher e mãe mudar de vida por si mesma, e após um longo período de muitas dificuldades encontrou bondade e a oportunidade de estudar, conhecendo a literatura. 
Parafraseando o que o próprio livro traz na contracapa...

Parece Impossível inventar uma história tão emocionante. Por isso ela preferiu apenas contar.

Baby Halder foi também aclamada pelo New York Times pela sua história, o jornal colocou que "Quase nada na trágica infância de Baby Halder poderia sugerir que ela se tornaria uma estrela emergente no horizonte literário indiano."


Uma das partes que eu gostaria de colocar aqui sobre o livro não tem muita ligação com o sofrimento de Baby, mas sim com algo que ela gostava muito de fazer e me encantou enquanto aspecto cultural, simplesmente adorei. 
Baby adorava auxiliar nos preparativos de festividades e sempre ajudava com a decoração, que é o que faz as festividades indianas serem belíssimas como são ! Baby sempre era chamada para fazer a alpana, que são tradicionais desenhos no solo que compõe-se geralmente por figuras geométricas que devem ser traçadas numa linha contínua, pois segundo as crenças indianas assim os espíritos maus não se infiltram nas interrupções e a casa se enche de bons fluídos. São desenhos muito bonitos, e na capa do livro tem um exemplo de alpana, já penso em uma tatuagem nova <3 haha


Para finalizar, nem preciso dizer que indico demaiiiis essa biografia e coloco como argumento final que Baby Halder é um exemplo de superação e de mulher com verdadeira coragem ! Para terminar esse post, deixo um detalhe muito legal, que é o de Baby mesmo com pouco estudo ter feito tanto sucesso literário e ganhado o selo Kali for Womens, que dedica-se á publicação sobre e para mulheres na Índia ! Quem dirá depois de ler a história de Baby que as políticas feministas não são puro amor ? Espero que adquiram e gostem do livro, boa leitura !




3 comentários:

  1. Faz bastante tempo que não leio biografias mas eu também gosto bastante. Adorei a resenha que você fez, e mesmo sendo um costume da Índia, acho meio ridículo os pais casarem as filhas com maridos ricos ou homens que acham melhor para elas, é como se as tivessem vendendo.
    Te indico a ler A Casa do Céu, é uma biografia muito boa!

    Vem visitar o Café Com Babis (:

    ResponderExcluir